Como um casal pode obter o melhor ROL* ao se aposentar em momentos diferentes

* Return on Life ou retorno sobre a vida (ROL) é definido como: “Quão bem você está vivendo a vida que deseja, com o patrimônio que tem”.

Casais nem sempre planejam a aposentadoria no mesmo momento. De acordo com um estudo recente da Fidelity, 43% dos casais discordam sobre a idade em que planejam se aposentar. Para outras pessoas, circunstâncias como uma perda inesperada de emprego ou problemas de saúde empurram os cônjuges para horários de aposentadoria diferentes.

Como um casal pode obter o melhor ROL

Quando um dos cônjuges se aposenta e o outro continua trabalhando, é importante que o casal entenda os efeitos sobre suas finanças, sua nova agenda e seus objetivos de longo prazo. Aqui estão três assuntos importantes que os casais devem discutir para administrar duas aposentadorias com datas separadas em um único planejamento financeiro.

1 – Discuta suas razões e objetivos

Se você e seu cônjuge podem se aposentar confortavelmente juntos, é importante perguntar um ao outro: Por quê? E por que não? Quais são os principais impedimentos de dinheiro e vida que o colocam em diferentes cronogramas de aposentadoria?

Um de vocês ama seu trabalho e o outro não vê a hora de parar de trabalhar?

Algum de vocês está preocupado em ficar sem dinheiro na aposentadoria?

Você está imaginando uma agenda semanal em branco que você não sabe como preencher?

Você está preocupado que irão enlouquecer um ao outro?

Se aposentar – ou não se aposentar – não vai necessariamente resolver nenhum desses problemas. Conversem um com o outro sobre as coisas que desejam realizar separadamente e juntos na próxima parte de suas vidas. Pegue um calendário em branco e planeje como será sua Semana Ideal sem trabalho. E se vocês não estiverem na mesma página sobre o progresso em relação às metas financeiras, agende uma consulta com seu Multi Family Office ou consultor financeiro. Acredito que essas conversas permitam a ambos alguma clareza sobre o melhor momento para cada um de vocês se aposentar.

2 – Discuta horários e responsabilidades

Mesmo que o cônjuge que trabalha opte por continuar trabalhando, ver seu cônjuge aposentado descansando e jogando uma partida extra de tênis pode gerar ressentimento. Tenha uma conversa sobre quem lida com o que em casa. O cônjuge aposentado pode assumir algumas responsabilidades extras, como fazer compras ou prestar ajuda à algum parente que necessita de cuidado especial. Se o aposentado for útil, ele ou ela pode fazer reparos e projetos de reforma como parte de sua nova rotina de aposentadoria. Agendar um almoço semanal com seu cônjuge que trabalha também pode ser uma boa pausa para vocês dois.

3 – Revise seu planejamento financeiro

Aposentar-se separadamente pode criar algumas complicações quando se trata de cuidados com a saúde. Se o cônjuge aposentado deixar o plano subsidiado pelo empregador, terá que optar por um plano oferecido pelo empregador de seu cônjuge ou adquirir um novo seguro saúde.

Os cuidados de saúde são apenas um item do orçamento doméstico que pode aumentar à medida que sua renda mensal diminui. Você e seu cônjuge estão preparados para apertar o cinto da família? Ou você vai gastar mais em atividades de lazer agora que um de vocês não está trabalhando? Você está considerando outras fontes de renda, como receber a Previdência Social antes da idade de aposentadoria completa, fazer saques antecipados de seus investimentos de aposentadoria ou trabalhar meio período?

Assim como decidir quando se aposentar, não há respostas certas ou erradas para essas perguntas. O mais importante é coordenar cada parte do seu Plano Financeiro Centrado na Vida para que você e seu cônjuge tenham a melhor vida possível com seu dinheiro na aposentadoria.

Leia também: Mantenha-se saudável na terceira idade para aumentar o Return on Life – ROL

Siga nosso Instagram: @overclubfamilyoffice

Conheça nosso canal do Youtube

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *