Qualquer um que tenha sofrido com uma grande reunião familiar sabe que um grupo maior nem sempre significa mais diversão. Mas com um planejamento adequado, as férias com a família podem ser uma oportunidade única para se conectar com parentes que você não vê com tanta frequência e criar memórias que melhorarão o Retorno sobre Vida (ROL*) de todos.
Planejar férias com a família pode ser divertido
Aqui estão quatro dicas para planejar as férias com a família que deixará todos felizes.
1 – Combine um orçamento
A sua ideia de férias com a família pode ser muito diferente da do seu irmão. Ou de seus pais. Ou do seu primo. Ou da sua tia-avó. Ou …
Você entendeu.
Então, tire da frente a primeira coisa que um grande grupo pode discutir (dinheiro) antes de decidir sobre qualquer plano. Escolha uma viagem que você sabe que a maioria das pessoas poderá pagar em um local que tenha aproximadamente a mesma distância para cada família. Também pode ser uma boa ideia fazer uma grande reserva para o jantar em família em uma noite combinada e depois deixar flexível o restante das refeições da viagem. Os mais gastões em sua família podem ter um ou dois jantares luxuosos sem incomodar a jovem família de quatro pessoas que quer ir ao supermercado e comer refeições em seu quarto de hotel com o as crianças.
2 – Horário para flexibilidade
O que sua família adora fazer? Ou, o que ninguém nunca fez que poderia ser uma experiência memorável de união em grupo?
Uma vez que todos tenham concordado com uma ou duas grandes atividades em grupo, dê a cada família espaço para perseguir seus próprios interesses. Agendar cada segundo de qualquer viagem pode acabar com a diversão.
Mas você pode pedir às famílias que postem as atividades que desejam fazer em um calendário compartilhado e convidar outras famílias para participar.
Flexibilizar a agenda geral também é importante se seu objetivo for reunir um grupo grande e de diferentes gerações. As crianças precisam de entretenimento, ou pelo menos uma piscina ou um playground onde possam queimar um pouco de energia enquanto sua irmã leva seus filhos adolescentes ao museu de arte. Idosos mais velhos precisam de tempo para descansar e se recuperar depois de brincar com seus netos.
3 – Arranje algum tempo de adulto
Por mais que a maioria dos adultos goste de passar algum tempo com os pequenos, principalmente aqueles que só veem nas redes sociais, ninguém quer ser babá em tempo integral nas férias. Se a vovó e o vovô se oferecerem para cuidar das crianças uma noite para que você e seu cônjuge possam ter um jantar tranquilo, aproveite a noite, mas não abuse dessa generosidade durante toda a viagem.
Considere pagar alguns adolescentes responsáveis para que todos os adultos possam ter uma noite divertida. Se outro grande jantar não estiver no orçamento de todos, apenas encontre um lugar confortável onde todos possam se sentar juntos após a hora de dormir das crianças, desfrutar de comida e bebida e conversar com cada um para colocar o papo em dia.
4 – Preserve o momento
Quem sabe quando tantos membros de sua família estarão todos no mesmo lugar novamente?
Antes de todos seguirem caminhos separados, não se esqueça de tirar uma foto ou gravar um vídeo. Se você tiver a sorte de ter um grupo realmente grande na viagem, considere adicionar um fotógrafo ao seu orçamento para que todos façam parte da memória e ninguém fique espremido na frente de uma câmera de celular.
Você está pensando em planejar férias com a família e parentes em 2023? Adoraríamos ouvir sobre seus planos e ajudá-lo a planejar a viagem para o próximo ano.
*Retorno sobre a vida ou ROL (Return on Life) como é dito em inglês, é definido como: “Quão bem você está vivendo a vida que deseja, com o patrimônio que tem”.
Leia também: Escreva uma lista de desejos para caridade
Siga nosso Instagram: @overclubfamilyoffice
Acesse também nosso canal do Youtube