Ganhar seu salário como médico requer trabalhar longas horas, lidar com altos níveis de estresse e colocar suas habilidades ao máximo após longos anos de estudo.
Uma boa compensação para essa barreira de entrada é que os médicos tendem a ganhar altos salários além de ganhar cada vez mais autonomia à medida que progridem em suas carreiras.
Por isso os novos médicos que não estão acostumados a administrar salários altos, precisam construir fortes hábitos de poupança e gastos, para que possam aproveitar esses benefícios mais tarde.
Aqui estão três razões pelas quais manter um orçamento pode ajudar jovens médicos a cuidar bem de sua “galinha dos ovos de ouro” e aumentar seu retorno sobre a vida.
1 – Mantenha seus gastos sob controle
De acordo com o portal vagas.com, o salário médio inicial de um médico é de R$ 6.940 e segundo o estudo Panorama Financeiro do Médico no Brasil em 2021, a média de renda líquida do médico é de aproximadamente R$18 mil. Pode ser muito tentador para os jovens médicos tratar essas primeiras rendas como ganhar na loteria. E como um novo membro de um grupo de profissionais que geralmente ganham bem, os jovens médicos também precisam se precaver contra o impulso do “maria vai com as outras” quando seus colegas mais estabelecidos fizerem compras de luxo.
Se esbanjar com um carrão importado pode aumentar rapidamente suas dívidas. Trabalhe com seu consultor em um orçamento mensal que equilibre metas de longo prazo com diversão de curto prazo.
2 – Faça os seguros adequados cedo
A grande maioria das pessoas precisa de seguro de vida, mas poucos recém-formados saem correndo e compram uma apólice antes de começarem a olhar para um carro novo. De um modo geral, quanto mais jovem você for ao adquirir uma apólice, melhores serão suas taxas e benefícios. Com um orçamento adequado, médicos devem ter condições para contratar uma boa apólice cedo.
A maioria dos médicos também deve considerar a compra de um seguro de invalidez se seus empregadores não o fornecerem. Segundo a American Medical Association, um profissional médico jovem e saudável tem maior probabilidade de sofrer uma invalidez do que de morrer. Se você mantiver seus gastos mensais em níveis razoáveis, poderá pagar uma boa apólice que atenda às suas necessidades. E se você seguir seu plano e ganhar independência financeira mais cedo na vida, poderá garantir uma porcentagem menor de sua renda ou se aposentar mais cedo e cancelar seu plano.
3 – Dê a si mesmo mais flexibilidade
Com o apoio de uma estratégia sólida de gastos, poupança e investimento, médicos mais jovens podem não sentir a necessidade de trabalhar cada vez mais horas. Isso poderia libertá-lo para encontrar um melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal ou usar suas habilidades para retribuir à sociedade. Em vez de lutar por turnos extras, você pode optar por se voluntariar algumas horas toda semana em uma clínica gratuita ou manter seus fins de semana livres para um merecido descanso com amigos e familiares. Se começar uma família é um dos seus objetivos, você pode se sentir mais confiante de que tem tempo e meios para fazê-lo.
Comprometer-se no início de sua carreira com metas financeiras de longo prazo também pode fornecer um pé-de-meia considerável bem antes de um cronograma típico de aposentadoria. Os juros compostos em grandes contas de investimento podem continuar gerando uma renda significativa à medida que você envelhece e começa a reduzir suas horas. Com alguma orientação de seu consultor financeiro, você pode traçar uma meta de aposentadoria antecipada. Ou pode começar a empreender e usar seus recursos para iniciar sua própria prática.
Leia também: Comece a ensinar seus filhos sobre como administrar o dinheiro
Siga nosso Instagram: @overclubfamilyoffice