Se você já assistiu os outros vídeos, provavelmente você já sabe se precisa de um Multi Family Office.
Agora, como escolher? É disso que vou falar hoje!
Se preferir, ouça o Podcast
Se preferir, assista ao vídeo
O que levar em consideração?
É importante levar em consideração se o Multi Family Office é independente. O que é isso? Basicamente é saber se o Multi Family Office é atrelado ou não a algum tipo de instituição financeira e tem algum tipo de obrigatoriedade de vender produtos daquela instituição.
Outro ponto importante é saber se o Multi Family Office consegue te atender em qualquer tipo de instituição financeira, ou naquela que você esteja mais familiarizado, que você prefira.
Na hora de escolher um Multi Family Office, esses são dois pontos bem relevantes.
Escopo que oferece
Saber o escopo de serviços que o Multi Family Office oferece também é importante. É importante que o Family Office tenha a possibilidade de oferecer uma gama de serviços. Você pode até não precisar dos serviços hoje, mas é interessante saber que ele tem.
Outro ponto importante é saber qual é o limite máximo, ou qual a quantidade de clientes que um Advisor dentro de um Family Office pode atender. Então, um Family Office ou um Advisor que consegue atender até uns 50 clientes, você provavelmente vai ter um bom serviço, com uma boa qualidade e um bom tempo entregue para você.
Muito mais do que isso, vai depender muito da tecnologia que esse Family Office tem. Então, saber dos serviços, saber sobre a quantidade de clientes, é importante.
Referências
Seria muito importante que você tivesse a possibilidade de acessar algumas referências de clientes, então peça para o Family Office que você está cogitando ser cliente, referência. De algum, um, dois clientes, e entre em contato com essas pessoas, se possível clientes antigos, para você ter uma ideia se o serviço oferecido está em linha com o que você espera.
Comissionamento
Saber como funciona o comissionamento do escritório é bem importante. Por exemplo, existem duas formas de remuneração, basicamente: aquela em que o escritório é remunerado simplesmente pelo cliente, e outro que ele é remunerado por transações, venda de produtos.
Vou dar um exemplo, uma reflexão: hoje, quando você vai ao médico, você paga uma consulta e o médico tem a liberdade dele para te examinar e oferecer o melhor tratamento, os melhores remédios para seu diagnóstico.
Mas imagina a seguinte situação: você vai ao médico, ele não pode cobrar pela consulta, e a única forma de remuneração desse médico, são os remédios que ele te vende, ou seja, as comissões dos remédios que ele te vende.
Como você se sente? Você prefere remunerar o médico por uma consulta e ele ter uma isenção para escolher o melhor tratamento, ou que você não pague nada pela consulta e o médico seja remunerado somente pela venda de produtos ou pela venda de remédios?
É disso que estou falando. É muito importante que um Family Office seja remunerado somente pelo cliente e não seja remunerado por nenhum tipo de produto. Se isso acontecer, é importante que esse Family Office devolva, credite a você essa diferença desse comissionamento que ele recebeu.
Para vocês terem uma ideia, na Europa, desde 2012, no Reino Unido para ser mais exato, lá é proibido qualquer tipo de comissionamento (o que eles são de commision-based), são os comissionamentos baseados em vendas de produtos. Nos Estados Unidos, mais de dois terços do mercado funciona nesse modelo que é de honorários pagos somente pelo cliente e não por comissionamento.
Eu já falei aqui que o ponto número 1 para alguém escolher um Multi Family Office seria o mapa patrimonial. Então é importante saber se o Multi Family Office que você está escolhendo oferece o mapa patrimonial, como é esse mapa patrimonial e se, além dele apresentar esse mapa patrimonial, ele te ajuda a implementar, ou seja, ele tem o mapa, te dá o caminho da pedras e você que se vire para executar ou, além de dar o mapa patrimonial, ele implementa isso para você, e como isso acontece.
Confidencialidade
Como o escritório pode proteger a sua confidencialidade é um outro tema que você tem que levar em consideração. Por exemplo, quando você começa um serviço, é importante que um Family Office tenha um acordo de confidencialidade. Você está passando informações extremamente pessoais e importantes para que o Family Office consiga trabalhar.
Outro ponto é saber como é que funciona a segurança da informação, por onde andam esses dados, como é que o escritório faz para transacionar esses dados para conseguir trabalhar.
Modelo de Planejamento Patrimonial
Saber qual é o modelo de planejamento patrimonial que o escritório oferece é importante, isso vem mudando bastante. Por exemplo, existem basicamente dois grandes modelos de planejamento patrimonial: o mais moderno seria talvez o Life-Centered Planning, e o outro mais tradicional, o Money-Centered Planning. Qual é a diferença entre esses dois?
Vamos falar um pouquinho do Money-Centered Planning, que basicamente é um planejamento patrimonial que foca muito na geração, na preservação de riqueza.
Já no Life-Centered Planning, a avaliação são por outras métricas. Além de ter um foco em acumulação e geração de riqueza, o foco principal de avaliação não são indexadores de mercado, e sim o retorno que cada família tem sobre a vida.
Um exemplo: vamos pegar o homem mais rico do mundo, o Jeff Bezos, ou o Silvio Santos, não sei, quem é mais rico? Quem é mais rico em termos de felicidade? O Jeff Bezos por que tem mais dinheiro? Não necessariamente. Pode até ser mais feliz, mas por motivos aleatórios.
O Life-Centered Planning vai buscar um retorno, uma avaliação de resultado baseado em qual é o máximo de qualidade de vida que aquela família pode ter com o patrimônio que já acumulou. É esse tipo de planejamento patrimonial que a gente recomenda que você busque para sua vida.
Por hoje é isso. Se você gostou desse material, comenta aqui embaixo o que você gostaria, talvez possa virar um novo vídeo, e se inscreve no canal do Youtube também. E se vocês quiserem fazer perguntas sobre o Overclub, mande um e-mail no atendimento@overclub.com.br e a gente envia para você as respostas.